Loulé

Loulé, o maior concelho da região algarvia, é composto por 9 freguesias: Almancil; Alte; Ameixial; Boliqueime; Quarteira; Querença, Tôr e Benafim; Salir, São Clemente e São Sebastião. Ganhou grande protagonismo devido ao “triangulo dourado” denominação dada ao triângulo formado por Almancil, Quinta do Lago e Vale do Lobo. Faça compras no comércio local ou até no recente Mar Shopping, descubra as fabulosas praias e delicie-se com o tradicional folhado de Loulé.


Pontos de Interesse

Castelo
O Castelo de origem Árabe foi reconstruído no séc. XIII e possuía grandes muralhas ainda hoje visíveis. Possui três torres, um torreão e parte das muralhas com caminho de ronda que definem a sua estrutura defensiva. No pátio do castelo existe um poço, algumas pedras medievais, e o arco da porta antiga de ligação à povoação.

Museu Municipal
Inaugurado em 1995 este museu apresenta uma exposição de longa duração que conta a história do concelho de Loulé desde a pré-história até ao período moderno. Possui ainda o Arquivo Histórico Municipal e uma cozinha tradicional algarvia.

Mercado Municipal de Loulé
O mercado municipal, o ex-libris da cidade de Loulé, abriu as suas portas em 1908. É o local ideal para quem procura produtos frescos da zona rural do concelho. Este é palco de vários eventos que o município organiza.

Minas de Sal-Gema
Entre 230 a 270 metros de profundidade encontram-se as Minas de Sal Gema de onde é este extraído este mineral de alto teor de pureza. Por ano esta mina da CUF tem a capacidade de extrair até 100 mil toneladas de sal. Um importante empreendimento que por enquanto não é atrativo turístico.

Ermida de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana)
As origens deste templo remontam a meados do séc. XVII e o seu interior é revestido de azulejos que ilustram cenas da vida da Virgem e um retábulo de talha dourada. No tecto encontra-se um painel que representa a Virgem. Junto a esta ermida existe igualmente um santuário. É ainda um excelente miradouro da cidade de Loulé.

Cineteatro Louletano
Localizado no centro da cidade, este foi reinaugurado a 1 de Fevereiro de 2011 após grandes obras de intervenção. Este edifício tem sido palco de grandes espetáculos das áreas da música, dança, performance além de várias rubricas de reflexão e debate.


Eventos

Carnaval
Esta cidade tem um dos “Carnavais” mais antigos do país. Durante três dias (Domingo a Terça-feira) as diferenças do dia-a-dia transformam-se em festa, crítica social. Na Avenida José da Costa Mealha desfilam diferentes carros alegóricos com figuras nacionais e internacionais da política e do desporto trabalhadas pelas mãos dos artistas do concelho e grupos de dança sambam à moda brasileira.

Festa da Mãe Soberana
É uma procissão anual em honra da Nossa Senhora da Piedade que ocorre no Domingo de Páscoa onde o andor é levado até à Igreja de São Francisco. Após 15 dias ocorre a chamada “Festa Grande” onde a imagem é levada para o espaço do monumento Eng. Duarte Pacheco durante a missa e depois carregada numa grande procissão até ao santuário.

Festival Med
Este festival que surgiu em 2004 integra o roteiro europeu de “World Music” e tem lugar no Centro Histórico de Loulé. Além da música também apresenta a gastronomia regional, artes plásticas, animação de rua, dança e workshops com o objetivo de divulgar a cultura mediterrânea.

Noite Branca
No último sábado de Agosto o centro da cidade recebe esta iniciativa que começou em 2007. Nessa noite o branco reina e poderá encontrar os estabelecimentos comerciais (há descontos para quem estiver dessa cor) e os bares abertos. Um evento com grande animação que conta com mais de 30 artistas entre eles malabaristas, cuspidores de fogo, homens estátua, palhaços e animadores de rua! Um evento diferente com entrada livre e onde só se conhece a programação no próprio dia.


Praias

Garrão
Nos seus arredores encontram-se duas lagoas naturais de água doce. Rodeada de falésias coloridas, esta praia pertence a Vale do Lobo a cerca de 13 km de Loulé é vigiada durante o verão e possui os seguintes equipamentos de apoio: restaurante, café, e apoio balnear e recreativo. 

Vale do Lobo
Rodeada por um complexo turístico de luxo e por uma arriba avermelhada, esta praia possui uma beleza única devido ao seu extenso areal. Possui diversos equipamentos de apoio (restaurante, café, apoios balneares e recrativos) e é vigiada durante o período balnear.


Quarteira
Antigamente conhecida como terra de pescadores, Quarteira a 13 km do concelho de Loulé, atualmente é um centro turístico cosmopolita que recebe inúmeros turistas. Poderá contar com restaurantes, bares e apoio balnear. Esta praia é vigiada durante o verão.

Quinta do Lago
A cerca de 12 km do centro da cidade, esta praia integrada num dos maiores empreendimentos de luxo da região algarvia possui diversos equipamentos de apoio (restaurantes, café ,apoio balnear e recreativo) e é vigiada durante o período balnear.

Ancão
Esta praia natural e serena encontra-se a 13 km do centro de Loulé, é frequentada pela alta sociedade e possui diversos equipamentos de apoio (restaurantes, cafés, apoio balnear e recreativo e posto de saúde durante a época de verão). Esta praia é vigiada durante o período balnear.


Vilamoura
Conhecida pelos seus sunsets, discotecas e animação noturna esta praia é certamente uma das preferidas dos turistas! Possui vários equipamentos de apoio (restaurantes, bares, apoio balnear e recreativo. Esta praia é vigiada durante o período balnear.

Newsletter

Enviar

Rua 1º de Maio nº7 Faro

info@premieralgarve.com

(+351) 289 146 865 
(+351) 916 400 500

Segunda - Sexta 10:00 -19:00 Sábado 10:00 - 13:00

Newsletter

O nosso escritório

Newsletter

O nosso escritório

ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

AceitarComo configurar